Fone: +55 51 3342.0123

ITÁLIA SONHADA COM TOSCANA - COSTA AMALFITANA E ALBEROBELLO
BLOQUEIO AÉREO 30 LUGARES | SAÍDA PRINCIPAL: POA/RS | VIAGEM EM GRUPO C/ GUIA DESDE POA/RS E GUIA ANFITRIÃO


MILÃO . LAGO di GARDA . VERONA . PÁDUA . MESTRE-VENEZA . ILHA MURANO . BOLONHA . LUCCA . LA SPEZIA . CINQUE TERRE EM TREM POR RIOMAGGIORE, MANAROLA, CORNIGLIA, VERNAZZA E MONTEROSSO . PISA . SIENA . FLORENÇA . ASSIS . CÁSSIA . ROMA . MUSEUS DO VATICANO . BASÍLICA DE SÃO PEDRO E ANGELUS NO VATICANO . BARI . ALBEROBELLO-TRULIS . POMPEIA . SALERNO . COSTA AMALFITANA . ILHA DE CAPRI . NÁPOLES

08/10 a 26/10/2024 - 19 dias

SOBRE OS DESTINOS » Uma viagem para a ITÁLIA, sem dúvidas, é muito SONHADA e desejada. Não importa se você já foi algumas vezes, ou se é a primeira vez, porque o mapa turístico da Bela Itália, nunca tem fim! Todas as regiões (que são 20!) tem seus atrativos, além da cultura, costumes da população, história e destinos surpreendentes. Não é à toa que cidades como a capital Roma, Veneza, Florença atraem visitantes do mundo inteiro. Itália é realmente fascinante e merece voltar ou conhecer. São tantas as opções de destinos e cidades que fica difícil montar um só roteiro com as melhores experiências. Reunimos neste roteiro os pontos turísticos imperdíveis, como o Duomo de Milão, Praça São Marcos em Veneza, viagem cênica de trem pela Cinque Terre, a Torre de Pisa, o charme e a magia da Toscana,  Catedral Santa Maria del Fiore, Ponte Vecchio, Piazzale Michelangelo, as visitas às Basílicas de São Francisco de Assis e Santa Rita de Cássia, os Trullis de Alberobello, Pompeia soterrada pelo Vulcão Vesúvio, a Costa Amalfitana, a Ilha de Capri, o Coliseu (panorâmico) e a Fontana de Trevi de Roma, a Capela Sistina, entre outros monumentos arquitetônicos e naturais que descortina o passado e o presente da Itália que sonhamos conhecer. Prepare-se para ver cenários de intensa beleza, dignos de inspirarem os mais tímidos admiradores, um povo acolhedor, gastronomia e muita cultura, reunido em um único roteiro, sem esquecer a religiosidade.  Roteiro personalizado com todo cuidado, conforto e apoio necessários para sua segurança e encantamento. Lugares limitados a 30 pessoas + guia do Brasil e guia anfitrião durante todo o percurso na Itália.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA - ROTEIRO »
08/10/24 (1º Dia, Terça) PORTO ALEGRE / LISBOA / MILÃO (AÉREO): Com pelo menos 3h30min de antecedência ao voo, apresentação no Aeroporto Salgado Filho para embarque e partida em voo com destino a Milão, com conexão em Lisboa (Portugal) => malas seguem a Milão. Pernoite e refeições a bordo.

09/10/24 (2º Dia, Quarta) LISBOA / MILÃO (AÉREO): Chegada ao aeroporto de Lisboa, desembarque, migração e conexão com o voo à Itália. Chegada e recepção no aeroporto de Milão pelo guia anfitrião que acompanhará o grupo desde a chegada até o final da viagem. Traslado ao hotel, onde a chegada será em torno do meio-dia. Tempo livre para almoço (não incluído) e ocupação dos quartos a partir das 15:00h. Restante do tempo livre para descansar ou começar a explorar a cidade. Milão, capital da Lombardia e com uma população de 1,3 milhões de pessoas, é a maior cidade industrial da Itália, com diversos setores industriais. A origem de Milão remonta a 400 A.C., quando os gauleses se estabeleceram e derrotaram os etruscos, posteriormente conquistada pelos romanos e foi anexada ao Império Romano. Em 1300, a família Visconti, que são nobres de Bergamo, governou e trouxe um período de glória e riqueza para a cidade. Hospedagem.

10/10/24 (3º Dia, Quinta) MILÃO - CITY TOUR: Café da manhã no hotel, posteriormente visita, com guia local, do centro de Milão, a capital da moda e uma das cidades com mais glamour na Europa, sua belíssima Catedral (ingresso não incluído) que foi construída em 1386 e se tornou o símbolo de Milão, Praça do Duomo, passearemos por ruas com lojas das marcas mais luxuosas e famosas no mundo e claro, pela Galleria Vittorio Emanuele, Via Montenapoleone e Via della Spiga, entre outros. Terminadas as visitas, traslado ao hotel e restante do tempo livre. Sugerimos, de forma opcional, subir até o topo da Duomo di Milano (Catedral de Milão) para admirar de perto as estátuas em mármore e o ponto mais alto da igreja: La Madonnina, que olha por todos os milaneses ou a Pinacoteca di Brera, um dos museus mais visitados na Itália, com acervo de obras de arte que datam desde a pré-história até o século XX. Hospedagem

11/10/24 (4º Dia, Sexta) MILÃO / LAGO di GARDA - PESCHIERA DEL GARDA  / VERONA / PÁDUA / MESTRE-VENEZA (270 km): Café da manhã no hotel, posteriormente check out e saída em viagem a Pádua (Padova), acompanhado do Guia anfitrião e guia do grupo com paradas no trajeto para visitas. Primeira parada para fotos e contemplação do lugar em Peschiera del Garda junto às margens do Lago di Garda, o maior de Itália e rodeado de povoados charmosos, destino de Verão de milhões de turistas. Seguiremos para Verona, a romântica cidade de “Romeu e Julieta” e um dos mais bem preservados anfiteatros romanos. Ao passearmos pelas suas ruas, falaremos de Shakespeare, do esplendor do Império Romano e de belíssimos espetáculos culturais na atualidade. Seguiremos para uma visita em Pádua à Basílica de Santo Antônio, em estilo românico-gótico na fachada e na abside, com cúpula em estilo oriental-islâmico. Terminadas as visitas, traslado ao hotel de Mestre-Veneza para acomodação. Restante do tempo livre. Hospedagem.

12/10/24 (5º Dia, Sábado) MESTRE - VISITA DE VENEZA e MURANO: Café da manhã no hotel, posteriormente traslado do hotel ao píer de Mestre para navegação de “vaporetto” típica embarcação que atravessa a baía de Veneza até chegar ao píer no centro da Ilha. Na sequência visita guiada pelos principais pontos turísticos da cidade, como a famosa Praça de São Marcos para conhecermos a história de Veneza, curiosidades e algumas lendas. Veneza, a capital da região de Vêneto, no norte da Itália, é formada por mais de 100 pequenas ilhas em uma lagoa no Mar Adriático. A cidade não tem estradas, apenas canais (como a via Grand Canal), repletos de palácios góticos e renascentistas. Na praça central, Piazza San Marco, fica a Basílica de São Marcos, coberta de mosaicos bizantinos, e o campanário, com vista para os telhados vermelhos da cidade. Almoço livre (não incluído) e posteriormente navegação à Ilha de Murano, para visitar os ateliês dos artistas vidreiros da Ilha de Murano, onde são produzidas autênticas obras de arte em vidros coloridos e dourados. Terminada a visita vamos ao hotel. Restante do tempo livre. Hospedagem.

13/10/24 (6º Dia, Domingo) MESTRE / BOLONHA / LUCCA (290 km): Café da manhã no hotel, posteriormente check out e saída em viagem a Lucca, acompanhado do Guia anfitrião e guia do grupo com parada em BOLOGNA na Piazza Maggiore, para tour breve a pé, a partir da Piazza que é uma imensa e cercada por colunatas em arco, cafés e estruturas medievais e renascentistas, como a antiga prefeitura, a Fonte de Netuno e a Basílica de São Petrônio. Dentre as muitas torres medievais da cidade estão as Duas Torres e as torres inclinadas de Asinelli e Garisenda. Bolonha é a animada capital histórica da região de Emília-Romanha, no norte da Itália. Almoço livre (não incluído) e seguimos a viagem em direção a Lucca, para visita com guia local do centro histórico medieval tão bem conservado que é Patrimônio da Humanidade, com suas imponentes muralhas e um número tão grande de Palácios e Torres, que fizeram Lucca ser conhecida como a cidade das cem igrejas. Terminadas as visitas, vamos ao hotel localizado a poucos kms do centro de Lucca e rodeado pelas esplêndidas colinas de Lucca. Hospedagem.

14/10/24 (7º Dia, Segunda) LUCCA / LA SPEZIA - TREM CINQUE TERRE / LA SPEZIA /  LUCCA  (78 km ida + 78 km volta): Café da manhã no hotel, saída para Cinque Terre. Chegada à estação de La Spezia para embarcar no TREM 5 TERRE EXPRESS (ticket incluído) para passeio de trem panorâmico e cénico pelos municípios que pertencem a CINQUE TERRE, nome dado a um acidentado trecho de terra, na Itália, na costa da Riviera Ligure, passando pelas comunas de RIOMAGGIORE, MANAROLA, CORNIGLIA, VERNAZZA E MONTEROSSO, finalizando a viagem em Trem em Levanto. Os cinco vilarejos estão encravados nos penhascos costeiros da região Ligúria, entre as cidades de La Spezia e Levanto. As localidades do 5 Terre e as ilhas de Palmaria, ilha de Tino e Tinetto foram declaradas em 1997 Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Típicos desta zona são os terraços agrícolas devido à particular técnica usada para usufruir tanto quanto possível os terrenos com grande inclinação. Oportunidade de forma opcional de uma curta navegação pela costa para ver a costa de Cinque Terre de outra perspectiva. Terminadas as visitas retorno ao hotel de Lucca. Restante do tempo livre. Hospedagem.

15/10/24 (8º Dia, Terça) LUCCA / PISA / SIENA (142 km): Café da manhã no hotel, check out saída em viagem, acompanhado do guia anfitrião e guia do grupo com paradas técnicas e visitas, para conhecer ou rever a cidade de PISA, na região da TOSCANA. Visita guiada do principal ponto turístico que é a torre mais famosa da Itália - Torre inclinada de Pisa, a cidade natal de Galileu Galilei, junto ao Batistério de S. João e à Catedral, na Praça dos Milagres. A torre é um cilindro de mármore branco de 56 metros, que já tinha certa inclinação quando foi concluído em 1372, é a torre do sino da catedral romanesca de mármore listrado adjacente, situada na Piazza dei Miracoli. Na praça também estão localizados o Batistério, cuja acústica de renome é demonstrada diariamente por cantores amadores, e o cemitério Camposanto Monumentale. Almoço livre (não incluído)  e seguimos a Siena, para visitar a pé o centro histórico de SIENA, que viveu seu máximo esplendor no S. XIII quando teve a banca mais florescente de Itália. Visita da Basílica de Santo Domingo do séc XIII, seguindo por ruas medievais visita da impressionante Praça do Campo (onde se celebram suas populares festas do Palio). Terminadas as visitas, vamos ao hotel de Siena para acomodação. Hospedagem. 

16/10/24 (9º Dia, Quarta) LUCCA / FLORENÇA - CITY TOUR (FULL DAY): Café da manhã no hotel, posteriormente saída para conhecer ou rever a belíssima capital da Toscana - Florença. Visita, com guia local, dos principais pontos turísticos de Florença, como a Ponte Vecchio, passeio pelo centro histórico, passando pela Catedral de Santa Maria del Fiore, conhecida como Duomo de Florença. A famosa igreja em verde e branco é o principal marco arquitetônico de Florença com sua lendária cúpula de alvenaria de Brunelleschi - a maior já construída (ingresso Catedral e Cúpula não incluída). Tempo para almoço livre (não incluído) e a continuação  visita a um do mais célebre dos Museus de Florença, a Galleria Uffizi (ingresso incluído), onde 50 salas guardam algumas das obras mais famosas de Botticelli, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Raffaello, Tiziano e Caravaggio. Grande parte do dia será dedicado às Artes, à Arquitetura e ao Renascimento que mudou o curso da nossa História. É impossível você não se apaixonar por Florença, localizada às margens do rio Arno, com uma sucessão de obras-primas de personagens famosos como Dante, Petrarca, Maquiavel e muitos outros gênios, que comentaremos ao longo do nosso Terminada a visita à Galleria Uffizi, tempo livre para as lojinhas ou visitar com ingresso comprado com muita antecedência para visitar a Catedral e a Cúpula. Em torno das 17h00 regresso ao hotel. Hospedagem.

17/10/24 (10º Dia, Quinta) SIENA / ASSIS / CÁSSIA (220 km): Café da manhã no hotel, check out e saída em torno das 08h00 (ou mais cedo se possível) em viagem ao centro-sul da belíssima Itália, acompanhado do guia anfitrião e guia do grupo com a primeira parada em Assis, cidade de nascimento de São Francisco 1181 – 1226, nas encantadoras colinas da região da Úmbria. Chegada, desembarque para visita a pé da Basílica de São Francisco de Assis, a fim de conhecer a sua história, seus milagres etc. A Basílica de São Francisco é uma enorme igreja de dois pisos inaugurada em 1253, conta com afrescos do século XIII, que retratam a vida de São Francisco de Assis dos artistas Giotto e Cimabue, entre outros e na cripta alberga o sarcófago em pedra do santo. Terminadas as visitas, tempo para almoço livre (não incluído) e em torno das 13h00 aprox. seguimos viagem a Cássia para a visita da Basílica de Santa Rita de Cássia, que fica numa colina, subida através elevador, escada rolante e escadarias, a fim de chegar à colina e conhecer a sua história, sua vida dedicada às causas impossíveis, seus milagres etc. Terminadas as visitas vamos ao hotel para acomodação, restante do tempo livre. À noite jantar incluído (sem bebidas). Hospedagem.

18/10/24 (11º Dia, Sexta) CÁSSIA / ROCCAPORENA / ROMA (136 km): Café da manhã no hotel, check out e saída em torno das 09h00 para visitar a cidade de ROCCAPORENA (6 km do hotel aprox.), cidade natal de Santa Rita, que é um dos lugares imperdíveis para conhecer. Acompanhado de guia local, vamos conhecer a Casa Natal de Santa Rita, a Casa Conjugal de Santa Rita, o Lazareto - lugar onde Santa Rita cuidava dos doentes, a Igreja de San Montano, o Jardim do Milagre, a Rocha da Oração, o Santuário de Santa Rita de Roccaporena que é um dos mais bonitos da Itália. Terminada as visitas, almoço livre (não incluído) e posteriormente seguimos viagem a Roma, onde a chegada será a partir das 16h30. Chegada, acomodação no hotel e restante do tempo livre. ROMA é a capital e a maior cidade de Itália. Está localizada na costa oeste da península itálica, próximo do mar de Tirreno, nas margens do rio Tibre. Em 2023, estima-se cerca de 2.860.000 hab. Hospedagem.

19/10/24 (12º Dia, Sábado) ROMA - MUSEUS DO VATICANO + ROMA BARROCA À TARDE: Café da manhã no hotel e saída em torno das 08h00 (a definir) para visita dos MUSEUS DO VATICANO, Capela Sistina e Basílica de São Pedro por um período de 3h30min com ENTRADAS SEM FILA (incluída). Terminada as visitas, almoço livre (não incluído) e posteriormente acompanhado de guia local, vamos em direção da Piazza Veneza para visitar a ROMA BARROCA: Fontana (Fonte) de Trevi, Panteão, Praça da Espanha e Praça Navona. Começamos o tour com a Fonte de Trevi (visita), que se tornou famosa com o filme de Fellini "A Doce Vida", foi iniciada em 1732 por Nicola Salvi e inaugurada em 1762. Visitaremos o interior do Pantheon (visita), erguido pelo Imperador Adriano no II° Século d.c., que conserva a mais ampla Cúpula do mundo. Continuamos para a Praça da Espanha, e a Praça Navona (parada) que surge sobre o antigo Estádio do Imperador Domiciano, com a famosa Fonte dos Quatro Rios, obra prima de Bernini, pai do Barroco Italiano. Oportunamente retorno ao hotel e restante do tempo livre para atividades pessoais independentes. Hospedagem.

20/10/24 (13º Dia, Domingo) ROMA - TOUR ROMA ANTIGA E ANGELUS DOMINICAL NO VATICANO // ROMA / BARI (AÉREO): Café da manhã no hotel. Check out, colocar as malas no bagageiro do ônibus e saída às 08h00, acompanhado de guia local, para conhecer ou rever a ROMA ANTIGA, como por exemplo, o Monte Palatino (visita externa panorâmica), que é considerado o berço da capital italiana e acredita-se que tenha sido habitado desde 1000 a.C., o Coliseu (visita externa), o monumento mais famoso de Roma e o maior anfiteatro romano do mundo, Fórum Romano, símbolo do poder romano e da vida social, religiosa e política avançada de sua sociedade. Finalizando na Praça São Pedro no Vaticano, onde a partir das 11h30a pessoas se reúnem na Praça de São de Pedro para assistir à BENÇÃO DOMINICAL (ANGELUS) que acontece às 12h na Praça de São Pedro. Basta chegar e não é preciso fazer reservas. É, de longe, a forma mais fácil de ver o papa (se não estiver viajando e estiver no Vaticano) e de  receber uma bênção do Sumo Pontífice da Igreja Católica. “Angelus Domini” (significa anjo do senhor). Trata-se de um momento em que o Papa relembra aos católicos, através de orações, o momento da anunciação, quando o Anjo Gabriel teria anunciado à Maria a Concepção de Jesus Cristo. Terminado o Angelus, tempo livre para almoço (não incluído) e em torno das 14h00 traslado ao Aeroporto de Roma para a viagem aérea a Bari. Partida/Chegada prevista: VOO ITA AZ 1607 17:35 18:40 FCO BRI. Desembarque e traslado ao hotel. Restante do tempo livre, sugerimos um passeio pela orla, perto da zona portuária no Mar Adriático. Hospedagem.

21/10/24 (14º Dia, Segunda) BARI - CITY TOUR / ALBEROBELLO / MATERA (125 km): Café da manhã no hotel, check out e posteriormente vamos conhecer capital da Região da Puglia - BARI (Sul da Itália, na costa adriática), acompanhado do guia anfitrião e guia do grupo com paradas e descidas para caminhadas pelo centro histórico - parte antiga da cidade, em forma de labirinto, é chamada Bari Vecchia e ocupa um promontório entre 2 portos. Em meio a ruas estreitas, nos deparamos com a Basílica di San Nicola (visita interna), do século XI, é um importante local de peregrinação e abriga os restos de São Nicolau. Ao sul, o bairro Murat tem uma arquitetura imponente do século XIX, com um calçadão e áreas de compras para pedestres. Perto do meio dia, tempo livre para almoço e no início da tarde  seguimos a Alberobello, chegada e caminhada para visitar, com guia local e ingressos, a “icônica” cidade de ALBEROBELLO, que é um dos locais mais visitados da região da Púglia, devido aos “Trulli” que são casinhas icônicas, embora existam essas construções em outras áreas de Apúlia. Alberobello é a única cidade no mundo nascida e desenvolvida como cidade construída em “Trullis” com mil e quatrocentos Trullis. Um lugar ímpar, diferente de tudo que possa imaginar. Terminadas as visitas seguimos a MATERA, cidade declarada Capital da Cultura em 2019, também, conhecida como a Capadócia (Turquia) da Itália devido à sua semelhança. Check-in no hotel e tempo livre para começar a explorar a cidade. Hospedagem.

22/10/24 (15º Dia, Terça) MATERA / Potenza / POMPEIA / SORRENTO (244 km): Café da manhã no hotel, check out do hotel, e em torno das 08:00h saída para visitar, com guia local e ingressos, a cidade de MATERA, que é um dos locais mais visitados da região da Basilicata, por suas características como cidade-caverna, declarada patrimônio histórico da humanidade, cuja cidade antiga é construída totalmente de Pedras (Sasso) ou Sassi (plural). Um passeio pelos três bairros do centro histórico de Sassi (cidade das pedras) com paradas panorâmicas. Também, vamos visitar uma casa-caverna e uma igreja de pedra, entre outros. O percurso dura pouco mais de uma hora e durante esse tempo os visitantes poderão observar a área do Piano, ou seja, a parte próxima ao Sassi e descobrir os lugares históricos de outra perspectiva. A área do Piano é na verdade a primeira área construída imediatamente após o Sassi na virada do Renascimento. Na sequência seguimos a SORRENTO, chegada, acomodação e restante do tempo livre para passear pelo centro histórico e curtir a “Dolce Vita” desta cidade encantadora. Hospedagem.

23/10/24 (16º Dia, Quarta) SORRENTO - COSTA AMALFITANA (SORRENTO - POSITANO - AMALFI - SORRENTO: Café da manhã no hotel, saída ao píer de embarque para a navegação em Ferry Boat pela Costa Amalfitana. Passeio serpeando a costa, onde o encanto e beleza são hoje Patrimônio Mundial da Humanidade. Chegada a Positano, desembarque para visitar este vilarejo incrustado na montanha, onde todo o local parece ter vista para o mar. Paisagem de perder o fôlego, com o artesanato em cerâmica e o limoncello! A seguir navegação em direção a Amalfi, e antes da chegada parada para visitar em pequeno barco a Gruta Esmeralda. Na chegada a Amalfi, desembarque para visitar o centro com a suntuosa catedral de Sant'Andrea e tempo livre. Visita de Ravello (em VAN) para encantar-se com os jardins floridos da Villa Rufolo e o Infinity Terrace da Villa Cimbrone. A Costa Amalfitana localizada na região da Campânia, rica em belas paisagens, praias, aldeias em tons pastel, muita história, cultura, boa comida local e muito mais. Terminadas as visitas retorno a Sorrento para hospedagem. Restante do tempo livre, sugerimos visita do centro histórico, admirando a arquitetura barroca predominante com variadas lojas, restaurantes. Hospedagem.

24/10/24 (17º dia, Quinta) SORRENTO - ILHA DE CAPRI - SORRENTO: Café da manhã no hotel, traslado ao cais do porto de SORRENTO para visitar a ILHA DE CAPRI. Traslado (cerca de 30 minutos) em rápido Ferry Boat, chegada e traslado em ônibus privativo até Capri (centro da cidade) para um passeio a pé pelas ruas por onde passaram muitos ricos e famosos, repletas de lojinhas de souvenirs, com tempo para fotos inesquecíveis. A Piazzetta é o coração da vida social de Capri, por isso se tornou famosa. Tempo livre para almoço (não incluso), tarde livre para compras e oportunamente navegação em pequeno barco à Gruta Azul, finalizando com uma visita a Anacapri. Ao final da tarde retorno ao porto de Sorrento, traslado ao hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.

25/10/24 (18º Dia, Sexta) SORRENTO / NAPOLES (RODO) // NAPOLES / LISBOA / SÃO PAULO (AÉREO): Café da manhã no hotel, check out traslado ao Aeroporto de Nápoles para viagem de retorno a Brasil, com escala no Aeroporto de Lisboa (Portugal). Viagem diurna/noturna, com refeições e semi pernoite a bordo, chegando pero da meia noite no Aeroporto de São Paulo (GRU). Desembarque, migração, retirada da bagagem, aduana e dirigir-se ao terminal de aéreo doméstico para embarque a Porto Alegre.

26/10/24 (19º Dia, Sábado) SÃO PAULO / PORTO ALEGRE (AÉREO): Apresentação para check in, embarque e partida em voo direto de São Paulo (Guarulhos) a Porto Alegre, conforme quadro de voos (sujeito a alteração). Chegada perto das 06h00 e FIM DOS SERVIÇOS

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE » A ordem das visitas programadas poderá ser alterada, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem, sem deixar de cumprir a programação, exceto por força maior. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre. Estamos e estaremos sempre cuidando de tudo para você tirar o máximo de proveito da sua viagem!

SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-TÍQUETE AÉREO internacional, classe econômica tarifa de grupo, voo regular TAP:  POA/LIS/MILÃO // NAP/LIS/GRU.
-TÍQUETE AÉREO doméstico na Itália, classe econômica, voo regular, com franquia de bagagem de 10 kg ROMA / BARI.
-TÍQUETE AÉREO nacional em bloqueio de grupo, classe econômica, voo regular LATAM: GRU / POA.
-TAXAS E IMPOSTOS aeroportuários, de emissão, impostos e franquia de bagagem: 1 bagagem de mão de até 10kg e despachada 1 de 23kg.
-TRANSPORTES: Circuito em moderno Ônibus de turismo ou em Micro-ônibus conforme número de passageiros confirmados no grupo.
-BAGAGEM PARA A PARTE TERRESTRE: Ônibus com 40 ou mais poltronas com capacidade para 30 malas (excesso paga à parte).
-Traslados privativos de chegada e saída com assistência de guia de lingua portuguesa ou espanhola.
-GUIA ANFITRIÃO experiente, com conhecimentos gerais da Itália, falando Português ou Espanhol desde o 2º ao 17º dia.
-GUIA ACOMPANHANTE desde POA, experiente, com conhecimentos técnicos e históricos, para mínimo de 18 pessoas no grupo.
-16 Noites de hospedagem em apto duplo ou single categoria standard, conforme listado ou similares.
-CITY TAXS (taxas de turismo das cidades) em todos os destinos com pernoites ou hospedagem do grupo.
-GUIAS LOCAIS, em idioma português ou espanhol, pelo tempo aproximado e indicado no roteiro.
-VISITAS / PASSEIOS, como indicado claramente no itinerário, e pelo tempo mencionado ou aproximado.
-INGRESSOS: Galleria Uffizi, Museu do Vaticano +  Basílicas São Pedro e São Francisco em Assis, Alberobello, Ruínas de Pompeia.
-Traslado ida/volta Hotel/Porto/Hotel + Vaporetto (embarcação) Tronchetto / San Marco - Veneza / Tronchetto + Barco ilha Murano.
-Traslado ao Porto de Sorrento ida/volta + ferry boat para visita da Costa Amalfitana com desembarques em Positano e Amalfi.
-Traslado ao Porto de Sorrento + Jetfoil (lancha rápida) Salerno / Ilha de Capri // Capri / Nápoles + Teleférico + Micro-ônibus na Ilha.
-Serviços de auriculares (radiofones obrigatórios) durantes as visitas com guias locais em português ou espanhol.
-Hospedagem dos guias, o guia italiano o guia brasileiro no mesmo hotel do grupo + refeições deles.
-Mochila de viagem, nécessaire transparente para líquidos, porta-euros + porta-voucher e etiqueta de bagagem.
-Seguro-viagem internacional, USD 75.000,00 - PLANO GLOBAL SEM COVID - até de 85 anos de idade (consultem adicionais).

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-Maleteiros.
Devido à falta de profissionais, muitos hoteis não possuem mais este serviço. Onde for possível, serão confirmados como cortesia.

-Ticket aéreo em primeira classe ou executiva, assentos na classe premium e marcação de assentos nas classes preferenciais.
-O que não estiver mencionado como serviço incluído e gastos extras de caráter pessoal em geral (wifi, lavanderia, telefonemas).
-Traslados desde qualquer cidade de Origem no Brasil até o Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre/RS e vice-versa.
-Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo (EUR 50,00 por pessoa, por trajeto diurno).
-Refeições extras, bebidas e gorjetas para garçons nas refeições incluídas e gorjetas para carregar excesso de malas.
-Gorjetas (EUR 6,30 X DIA X 16 = EUR 100,00) para os/as GUIAS LOCAIS, GUIA ANFITRIÃO E MOTORISTA/S.
(*) ADICIONAL PARA COBERTURA DA COVID DIAGNOSTICADO DURANTE A VIAGEM.

SEGURO VIAGEM »
(*) SEGURO VIAGEM PADRÃO 75K OU SIMILAR (SEM COVID): Incluído até 85 anos. Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA COBERTURA DA COVID DIAGNOSTICADO EM VIAGEM (COBERTURA PADRÃO INCLUSA):
Até 60 anos: USD 6,00 por dia / 61 a 85 anos: USD 12,00 por dia / 86-99 anos (redução de cobertura p/ 30k): USD 14,00.
Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA COBERTURA DA COVID + PRORROGAÇÃO DE ESTADIA DIAGNOSTICADO EM VIAGEM (COBERTURA PADRÃO INCLUSA):
Até 60 anos: USD 12,00 por dia / 61 a 85 anos: USD 18,00 por dia / 86-99 anos (redução de cobertura p/ 30k): USD 18,00.
Clique aqui para acessar as coberturas. 

VALOR POR PESSOA (PARTE AÉREA + PARTE TERRESTRE) DOS SERVIÇOS INCLUÍDOS »
APTO  DUPLO ou TRIPLO STD  : R$ 31.470,00
ao câmbio da data da cotação e conforme validade (Valor em EUR 5.690,00).
APTO INDIVIDUAL STANDARD: R$ 38.700,00
ao câmbio da data da cotação e conforme validade (Valor em EUR 6.998,00).
OBS.1: Valores e condições sujeitos a alteração sem prévio aviso, respeitando qualquer negociação em andamento ou reserva prévia.
OBS.2: A gorjeta = EUR 100,00 você pode adicionar ao valor da compra do pacote e pagar de acordo com as formas de pagamento.

POLÍTICAS DE VALORES / CRIANÇAS / APTO TRIPLO / SIGLAS »
a)Valores com taxas aeroportuárias, governamentais, de emissão e impostos inclusos (exceto gorjetas e demais serviços não incluídos).
b)Valores válidos somente para o día do fechamento, não sendo permitido cancelar a reserva e solicitar outra, por causa da variação cambial.
c)Crianças (INF) de 0 a 2 anos pagam somente as taxas de embarque e outras taxas a informar (favor consultar para o fechamento do pacote).
d)Crianças (CHD) de 2 a 10 anos no apto dos pais paga 80% do valor de Adulto em apto duplo + cama extra e acima de 10 anos paga como adulto.
e)Em alguns países/hotéis não dispõem apto triplo c/3 camas, somente 2 camas de casal ou 2 camas solteiro/a +1 sofá-cama ou cama de montar.
f)Disponível somente de 1 Apto Triplo por grupo com o mesmo valor do Duplo, recomendamos o Apto duplo para melhor acomodação.
g)Siglas: STD = STANDARD | USD = $ DÓLAR AMERICANO | R$ = REAIS | APTO = APARTAMENTO.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1 - À VISTA: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (dinheiro/cheque) e 50% em 30 dias somente com cheque pré.
Opção 2 - CHEQUE PRÉ: Entrada de 20%com cheque ou dinheiro e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS (*).
Opção 3 - BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X, devendo estar quitados antes do embarque.
Opção 4 - CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
(*) Os clientes residentes fora do RS podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para antes do embarque.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1.Preenchimento e assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
2.Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
3.Enviar a ficha de autorização de débito (solicite) assinada (para compras c/Cartão de Crédito).
4.Em caso de cancelamento serão cobradas taxas e/ou penalidades de acordo com nossas condições gerais – contrato de viagem por adesão.

HOTÉIS PREVISTOS OU SIMILARES »
Milão: Hotel UNAHOTELS Galles Milano
Mestre-Venezia: Hotel Belstay Venezia Mestre
Lucca: Hotel Eurostars Toscana ou Hotel Best Western Grand Guinigi
Florença: Hotel Starhotels Michelangelo ou Siena: Four Points by Sheraton Siena
Cássia: Hotel Monte Meraviglia
Roma: Hotel The Building ou similar (na mesma região)
Bari: Hotel iH Hotels Bari Grande Albergo delle Nazioni
Matera: Hotel del Campo
Sorrento: Grand Hotel Flora
Hotéis sujeitos a confirmação de acordo com a disponibilidade e a alteração por hotéis similares em categoria e localização.

SOBRE OS HOTÉIS NOS DESTINOS »
-Os hotéis poderão pedir como garantia um cartão de crédito ou depósito em espécie para consumo extra ou cobrir outras despesas.
-Os quartos são de categoria standard, são quartos sem vista especiais ex: praia, piscina, monumentos… (exceto quando informados).
-Configuração das camas não é garantida, é solicitada a preferência e oferecida mediante a disponibilidade.
-O horário de check in é entre às 14:00h e 15:00h e o check out é entre às 11:00h a 12:00h podendo sofrer alteração por alta temporada.
-A liberação para entrada ou partida fora dos horários indicados, fica a cargo do hotel e pode acarretar cobranças extras.

PARTE AÉREA CONFIRMADA: TAP LOC U9SJM4X32 + LOC SDPVAH-LA »
08/10/24 TP 0118 19:20 10:10 POA LIS (Porto Alegre / Lisboa)
09/10/24 TP 0824 12:45 16:25 LIS MXP (Lisboa / Milão)
25/10/24 TP 0883 12:30 14:50 NAP LIS (Nápoles / Lisboa)
25/10/24 TP 0083 17:05 23:05 LIS GRU (Lisboa / São Paulo)
26/10/24 LA 3414 07:25 09:10 GRU POA (São Paulo / Porto Alegre)
Bagagem despachada: 1 mala de até 23 kg, com tamanho máximo entre 153 a 158 cm lineares (altura + largura + profundidade).
Bagagem de mão: 1 bagagem de mão de até 10kg, 55x35x25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alça.
NÃO INCLUI EXCESSO DE BAGAGEM E DE DIMENSÃO.

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
O local de embarque dos passageiros do Rio Grande do Sul será o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS - Terminal 1.
Apresentação para check in e embarque nacional, 2h00min, no mínimo, antes do horário de partida do voo, por se tratar de viagem em grupo.
Apresentação para check in e embarque internacional, 3h30min, no mínimo, antes do horário de partida do voo, por se tratar de grupo.
Passageiros de outras cidades de estados vizinhos poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária.

DOCUMENTAÇAO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
-Passaporte original dentro da validade (vencendo 6 meses a partir do embarque) emitido pela Polícia Federal.
-Estrangeiros e menores de idade com ou sem acompanhamento dos pais consultem documentações necessárias.
-Outros tipos identidades como carteiras funcionais ou carteira de motorista não são aceitas para embarcar a este destino.
-Todos os visitantes deverão apresentar o VISTO ETIAS (+/- EUR 7,00 por pessoa) para entrar na Europa (previsto para 2025).

Desejamos excelente experiência de viagem!