CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS - CIRCUITO COMPLETO C/ VESPERATA
BLOQUEIO AÉREO AZUL 22 LUGARES + TERRESTRE | SAÍDA PRINCIPAL POA/RS COM GUIA

LOTADO

Ouro Preto - MG . Diamantina - MG .

COM VESPERATA - VINÍCOLA DE ALTITUDED DE DIAMANTINA - FAZENDA QUEIJO PREMIADO - MUSEU IHOTIM E 25ª FESTIVAL CULTURA & GASTRONOMIA TIRADENTES GRUTA REU DO MATO ▪ MUSEU CASA DE GUIMARÃES ROSA ▪ DIAMANTINA ▪ SERRO ▪ BELO HORIZONTE ▪ TIRADENTES ▪ SÃO JOÃO DEL REI ▪ CONGONHAS ▪ OURO PRETO ▪ MARIANA ▪ SABARÁ

20/08 a 30/08/2022 - 11 dias

SOBRE OS DESTINOS » Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As cidades históricas de Minas Gerais possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. O estado possui o maior acervo barroco do Brasil e algumas cidades como Diamantina e Ouro Preto receberam o título de Patrimônio Cultural da Humanidade. A religiosidade de Minas está expressa nas belíssimas igrejas e festas populares que atraem turistas de todas as partes, que se encantam com a hospitalidade de um povo tão acolhedor. Além de toda riqueza desse patrimônio as cidades históricas possuem várias atrações como festival de música saudosista - VESPERATA DE DIAMANTINA, a gastronomia, os carnavais e principalmente as paisagens exuberantes das montanhas de Minas. Para este circuito agregamos novas experiências como a visita de uma Vinicola na Área Rural de Diamantina, visita à histórica cidade Serro na rota da Estrada Real e a produção do premiados Queijos Artesanais de Leite Cru. Conheça as Cidades Históricas de Minas e redescubra o Brasil em lugares onde se respira história, cultura e bons ares. Roteiro adaptado às pessoas da melhor idade e todas as idades, com todo cuidado, conforto e apoio necessários para sua segurança e encantamento, exceto para pessoas com mobilidade reduzida e crianças sem acompanhamento! Lugares limitados a 22 pessoas. Vamos?

PROGAMAÇÃO DIA A DIA - ROTEIRO »
20/08/22 (1º Dia, Sábado) POA / BELO HORIZONTE/MG (AÉREO) // BH-CONFINS / GRUTA REI DO MATO / DIAMANTINA (RODO 290 Km): Apresentação com pelo menos 2h de antecedência ao horário do voo no Aeroporto Salgado Filho de POA/RS, para viagem em VOO DIRETO a Belo Horizonte/MG. Chegada em torno das 07:30h, recepção e apresentação do guia local que acompanhará o grupo até o final da viagem. Traslado rodoviário a Diamantina, em micro-ônibus executivo de 32 lugares. Parada no trajeto para visitar (ingresso incluído) a GRUTA REI DO MATO, localizada em Sete Lagoas (MG). Dos 998 metros de extensão da gruta, a visitação é permitida em apenas 220 metros pelo fato de a gruta ainda ser considerada "viva" pelos cientistas. Em todo o seu interior observa-se grande formação de estalactites e estalagmites de diversos formatos. Continuando a viagem, parada em Cordisburgo para visitar o MUSEU CASA GUIMARÃES ROSA. Guimarães Rosa, foi o autor que escreveu o romance Grande Sertão Veredas. Almoço livre (não incluído) em restaurante reservado para o grupo e continuação da viagem a Diamantina, onde a chegada será perto das 16:00h. Acomodação no hotel, restante do tempo livre. À noite há a oportunidade de assistir, com MESA RESERVADA, à famosa VESPERATA DE DIAMANTINA, que é um espetáculo musical sem igual nas Minas Gerais, repleto de momentos de emoção para os que assistem ao evento pela primeira vez, quanto para aqueles que já se declararam apaixonados. Trata-se de um belíssimo concerto noturno ao ar livre com duas apresentações mensais de abril a outubro, na tradicional Rua da Quitanda, no centro histórico de Diamantina. A sua principal característica é que os músicos tocam das sacadas dos casarões, prática que acontece desde o século XVIII. Jantar não incluso. Hospedagem.

21/08/21 (2º Dia, Domingo) DIAMANTINA (CITY TOUR) // VINICOLA QUINTA DO CAMPO ALEGRE: Café da manhã no hotel. Saída em torno das 08:30h, com guia local em transporte para um TOUR PANORÂMICO E A PÉ pelos principais pontos turísticos e atrativos da cidade (ingressos a ser pagos localmente). Diamantina é uma pequena cidade mineira com ruas em paralelepípedo e pedra que revela sua importância histórica. É detentora do título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, o pequeno recanto mineiro esbanja um charme bucólico perfeito para temporadas de lazer relaxantes e tem excelentes opções gastronômicas, como não poderia deixar de ser em Minas Gerais. Possui um patrimônio arquitetônico, no estilo barroco, suas casas coloniais e suas igrejas guardam segredos sobre grandes tesouros escondidos pelos escravos. As igrejas (São Francisco, Amparo, Rosário, das Mercês) com seu interior folheado em ouro com obras do mestre Aleijadinho e mestre Athaíde, mostram a opulência de uma época em que a cultura portuguesa predominava. Por suas ladeiras desfilaram grandes mitos, como: Chica da Silva, Juscelino Kubitschek, Pe. Rolim (grande vulto da Inconfidência Mineira) e outros. Almoço livre (não incluído) no Restaurante o Garimpeiro (do hotel) ou outro restaurante. Sugerimos visitar MERCADO MUNICIPAL (Mercado Velho) que se trata do antigo Rancho dos tropeiros, erguido em 1835. O galpão de arcadas rústicas é um dos principais símbolos da cidade, foi restaurado em 1997 e desde então abriga o Mercado Municipal. Inativo durante a semana, lota nas noites de sexta-feira, quando há música ao vivo, além da feira de alimentos e artesanato, que acontece nos finais de semana (sábados e domingos). À tarde, em torno das 15:30h traslado à VINICOLA QUINTA DO CAMPO ALEGRE para visita guiada da vinícola que produz vinho de altitude, um dos principais propósitos da Quinta do Campo Alegre é o resgate cultural de uma atividade com mais de século de tradição na região de Diamantina, pioneira na produção de vinhos através do clero, após a chegada da coroa portuguesa ao Brasil, ao final degustação de vinhos produzidos na vinícola com Syrah e o vinho premiado Dom LEON ALVAREZ, com o selo GRAND GOLD em 2021, Cabernet Franc e Cabernet Suavignon. Ao final do passeio retorno ao hotel e restante do tempo livre. Hospedagem.

22/08/22 (3º Dia, Segunda) DIAMANTINA / FAZENDA PEDRA DO QUEIJO / SERRO (90 km): Café da manhã no hotel. Saída para visitar a FAZENDA PEDRA DO QUEIJO – Queijo GIR, um queijo produzido exclusivamente com leite da raça Gir originaria da Índia (GYR) com produtos premiados no Mondial du Fromage e no Brasil. Fazenda família modesta onde que mantem a alma da produção do queijo com carinho e dedicação. Apresentação da fazenda, da fazenda, da produção e dos queijos, Coffee break com pão de queijo e café ao final da apresentação para posteriormente visitar a pequena loja do centro - loja Trem-ruá Grife do Queijo. Tempo livre para almoço (não incluído) e posteriormente livre para curta caminhada guiada pelo centro histórico de Serro que foi uma das primeiras comarcas da Capitania das Minas e ainda guarda as características das vilas setecentistas mineiras, na região central da Serra do Espinhaço. Sobre a história do Queijo do Serro se trata de uma espécie de “versão mineira” do queijo da Serra da Estrela, de Portugal, já que a receita foi trazida ao Brasil no século 18 por portugueses que viviam nessa região. Em Minas, o queijo ganhou um aspecto mais úmido e ácido e se tornou uma iguaria premiada no mundo inteiro, cuja técnica de produção foi reconhecida pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural do Brasil. Os queijos do Serro receberam, em 2011, o IG, registro de Identificação Geográfica, que garante aos produtores locais o direito exclusivo sobre o cobiçado nome. Terminada as visitas retorno a Diamantina para descansar ou ainda explorar mais a cidade no restante do tempo livre. Hospedagem.

23/08/22 (4º Dia, Terça) DIAMANTINA / CURVELO / SETE LAGOAS / BELO HORIZONTE (296 km): Café da manhã no hotel, check out, e saída em torno das 08:00h, com acompanhamento do guia da excursão, guia local e transporte da excursão para a viagem rodoviária a Belo Horizonte, passando por Curvelo, Sete Lagoas, chegando a partir das 13:00h à capital de Minas Gerais, diretamente ao Mercado Novo de BH. Revitalizado em 2018. Almoço livre (não incluído). De lá para cá, pipocaram lojas, sacolões de produtos orgânicos, restaurantes e bares que formam, hoje, um dos lugares mais bacanas para comer, beber e passear em BH. Revitalizado, mas mantendo características arquitetônicas e de decoração originais, o local virou um ponto de nostalgia no Centro de Belo Horizonte, um local alheio à gourmetização. A comida servida é altamente descomplicada, gostosa e barata, mesmo quando tem chefs conhecidos por trás, e os cardápios são enxutos e mudam o tempo todo, de acordo com os ingredientes do dia. Posteriormente traslado ao hotel para acomodação e restante do tempo livre para descansar ou aproveitar a infraestrutura do hotel (academia, piscina, sauna). À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

24/08/22 (5º Dia, Quarta) BELO HORIZONTE / CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Saída do hotel com transporte especialmente contratado e guia local para city tour em Belo Horizonte com visita aos principais pontos turísticos e atrativos da capital mineira, como a região da Pampulha, com suas modernas obras projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte, o Estádio de futebol Mineirão, a Praça da Liberdade, com o Palácio do Governo e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata, o elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas. Praça do Papa com a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Almoço livre (não incluído) e retorno ao hotel com o restante do tempo livre. Belo Horizonte é a capital do estado de Minas Gerais, no sudeste do Brasil. Cidade rodeada de montanhas e conta o Museu Brasileiro do Futebol (no Estádio Mineirão) e muitos pontos interessantes para aproveitar na tarde livre. À noite jantar incluído (sem bebidas) no restaurante do hotel. Hospedagem.

25/08/22 (6º Dia, Quinta) BELO HORIZONTE / BRUMADINHO - INHOTIM (60 km) / INHOTIM / TIRADENTES (200 km): Café da manhã no restaurante do hotel, check out e saída rodoviária em torno das 07:45h com destino a Brumadinho, viagem em torno de 1h30min. Na chegada, visita, com ingresso incluído, do MUSEU DE INHOTIM - um lugar em constante transformação, onde a arte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudo isso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Almoço livre (não incluído), e em horário oportuno traslado de 3h30 aprox. até a cidade de Tiradentes/MG, chegada a partir das 18:00h para acomodação no hotel. Restante do tempo livre para começar a explorar, por conta, esta cidade com acervo arquitetônico e artístico que possui tanta importância para a humanidade, sendo a primeira cidade brasileira a receber o título de Patrimônio Cultural da Humanidade da UNESCO em 1980. Hospedagem.

26/08/22 (7º Dia, Sexta) TIRANDENTES - CITY TOUR / 25ª FESTIVAL CULTURA & GASTRONOMIA DE TIRADENTES: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guia local, para tour a pé (devido a que nos lugares a ser visitados não entram veículos grandes) visitando a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José. Como é tradição em Tiradentes, nesta data se inicia o FESTIVAL CULTURA E GASTRONOMIA, onde todos os restaurantes da cidade são convidados a integrar a programação e se mobilizam para receber o público, criando pratos exclusivos, menus e receitas especiais. A feira das iguarias mineiras ou produto regionais acontece no Largo das Forras no Largo das Forras, em Tiradentes, desde o dia 26/08 a 28/08/22. Sobre a programação cultural e restaurantes aderidos, complementaremos as informações mais perto da viagem. Restante do tempo livre, descansar e â noite jantar livre (não incluído) em restaurantes aderidos ao Festival da Gastronomia para se deliciar com os pratos desenvolvidos especialmente para a Feira. Hospedagem.

27/08/22 (8º Dia, Sábado) TIRANDENTES / SÃO JOÃO DEL REI / TIRADENTES: Café da manhã no hotel. Saída para visitar Tiradentes com transporte e guia local. A partir das 09:00h tour a pé pelo Centro Histórico de São João Del Rei, visita da Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis (ingressos não incluídos, pois deverão ser pagos localmente), cujo crucifixo do altar possui dois rubis como gotas de sangue. Restante do tempo livre. Ao longo desses mais de três séculos de existência a cidade de São João Del Rei cresceu e se tornou, em habitantes, a maior cidade histórica de Minas. Em momento oportuno a Tiradentes para continuar para participar, pelo segundo dia, da Feira da Gastronomia na Feira no Largo das Forras, almoço e jantar livres (não incluído). Sobre a programação cultural e restaurantes aderidos, complementaremos as informações mais perto da viagem. Hospedagem.
PASSEIO OPCIONAL: TREM MARIA FUMAÇA TIRADENTES: O passeio de trem maria fumaça de Tiradentes a São João del Rei é uma das principais atrações para quem visita essas duas cidades mineiras. A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, levando o progresso para o interior do país. Hoje, apenas os 12 km de ferrovia que conectam ambas as cidades permanecem em operação.

28/08/22 (9º Dia, Domingo) TIRADENTES / CONGONHAS (120 km) // CONGONHAS / OURO PRETO (60 km): Café da manhã no hotel. Check out e saída com em viagem rodoviária, acompanhado de guia, em direção a Ouro Preto, com parada no trajeto na cidade histórica de Congonhas Chegada a Congonhas a partir das 10:00h para visitar (ingresso não incluído, paga localmente) o Conjunto de Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos com 6 Capelas dos Passos (Patrimônio Mundial declarado pela Unesco em 1985), com 6 capelas dos passos, onde podemos a apreciar, entre outros acervos, a escultura dos Passos e Profetas esculpidos por um dos gênios do barroco mineiro - Aleijadinho. Na ladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo. Terminada as visitas, almoço livre (não incluído) no restaurante Malibu Grill e a continuação viagem a Ouro Preto, onde a chegada está prevista a partir das 16:00h. Acomodação no hotel e restante do tempo livre para começar a explorar a cidade. Ouro Preto - antiga capital de Minas Gerais é um dos mais importantes núcleos de mineração de ouro do século XVII. Reconhecida e declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. Hospedagem.

29/08/21 (10º Dia, Segunda) OURO PRETO - CITY TOUR / MARIANA - CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Saída de hotel com transporte local contratado e guia local para passeios pela cidade de Ouro Preto, que representa a síntese da arte colonial, não apenas pela expressão de sua história, mas pelo acervo cultural que preservou. Maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil, Ouro Preto é uma joia rara encravada entre as montanhas de Minas Gerais. No auge do ciclo do ouro, foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Almoço livre (não incluído) e a continuação visita da cidade histórica de Mariana, com tour a pé pela mais antiga cidade que foi a 1ª capital de Minas Gerais, testemunha do ciclo do ouro, que preserva a arquitetura colonial desde o século 18. Visita a pé do Centro Histórico (caminhada panorâmica ou visitação externa) de alguns pontos turísticos culturais, onde se destaca e se visita a Catedral de Nossa Senhora da Assunção - Catedral da Sé (ingresso não incluído, paga localmente), concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. Em momento oportuno retorno a Ouro Preto com o restante do tempo livre. Hospedagem.

30/08/21 (11º Dia, Terça) OURO PRETO / SABARÁ (125 km) // SABARÁ / AEROPORTO INTERNACIONAL CONFINS (AÉREO) (51 km): Café da manhã e tempo livre até o almoço típico mineiro incluso (sem bebidas) no hotel. Checkout e saída para viagem rodoviária, acompanhado de guia, em direção ao Aeroporto Internacional Confins de Belo Horizonte, com parada no trajeto na cidade histórica de SABARÁ. Chegada a partir das 15:00h aprox. visita da cidade que possui um dos mais notáveis acervos de igrejas setecentistas de Minas. Visitando (maior parte a pé) a Capela de Nossa Senhora do Ó - uma das mais representativas do barroco mineiro, possui influência chinesa em sua arquitetura externa e na decoração interna, e outras visitas de forma externa ou panorâmicas como o Teatro Municipal de Sabará, Chafariz do Rosário, Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Museu de Artes Sacras, Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Chafariz do Kaquende. Tempo livre para compras de artesanato local, tomada de fotos etc. Sabará foi a primeira vila fundada em 1711, chamava Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabarabuçu. Após o cafezinho, seguimos ao aeroporto internacional CONFINS de Belo Horizonte, onde a chegada será a partir das 18:30h, com tempo suficiente para preparativos de embarque em voo direto de retorno a Porto Alegre. Chegada prevista ao aeroporto de POA, perto da meia noite. FIM DO SERVIÇOS.

OBSERVAÇÃO MUITO IMPORTANTE » A ordem das visitas programadas poderá ser alterada, a fim de propiciar um melhor aproveitamento da viagem, sem deixar de cumprir a programação, exceto por força maior. Consulte seu guia acompanhante sobre possibilidades de passeios opcionais no seu tempo livre. Estamos e estaremos sempre cuidando de tudo para você tirar o máximo de proveito da sua viagem.

SERVIÇOS INCLUÍDOS »
-Passagem aérea em classe econômica, em voo direto e bloqueio de lugares na cia aérea AZUL, voando POA / BELO HORIZONTE / POA.
-Taxas de uso dos aeroportos, de emissão e impostos municipais e federais e franquia de 1 bagagem de até 23kg por pessoa (aéreo e rodo).
-Micro-ônibus de 32 lugares Executivo com bagageiro limitado para os traslados de uma cidade a outra e para os passeios conforme programação.
-Água em copo a disposição no frigobar durante toda a viagem a ser distribuída unicamente pelo guia seguindo os protocolos.
-03 noites de hospedagem no Hotel Pousada do Garimpo ou similar de Diamantina/MG, em apto standard e com café da manhã e taxas.
-02 noites de hospedagem no Hotel Max Savassi Apart ou similar de Belo Horizonte/MG, em apto standard e com café da manhã e taxas.
-03 noites de hospedagem no Hotel Pousada Villa Alferes ou similar de Tiradentes/MG, em apto standard e com café da manhã e taxas.
-02 noites de hospedagem no Hotel Pousada Clássica ou similar de Ouro Preto/MG, em apto standard e com café da manhã e taxas.
-10 cafés da manhã nos hotéis + 02 jantares (sem bebidas) em restaurantes dos hotéis ou conveniados.
-Coffee break na Fazenda do Queijo + 01 almoço típico mineiro na Pousada do Arcanjo.
-Assistência total e permanente de guia de turismo local credenciado pelo Ministério do Turismo e experiente nas Cidades Históricas de Minas.
-Visitas e passeios conforme no descritivo dia a dia, em horários a reconfirmar durante a viagem com o seu guia acompanhante.
-6 Mesas com 4 cadeiras cada mesa reservada para assistir a VESPERATA DE DIAMANTINA na tradicional Rua da Quitanda, no centro histórico.
-Visita da Vinicola Quinta do Campo Alegre em Diamantina com traslados ida/volta, tour guiado, degustação e piquenique.
-Vista da Fazenda Pedra do Queijo na Área Rural da Cidade de Serro (90 km de Diamantina) com tour guiado pelo proprietário.
-Tempo livre para participação da 25ª FESTIVAL CULTURA & FEIRA GASTRONOMIA DE TIRADENTES 26/08 a 28/08/22.
-Guia acompanhante credenciado na EMBRATUR desde Porto Alegre/RS desde o início até o final da viagem.
-Ingresso à Gruta Rei do Mato e ao Museu Inhotim em Brumadinho/MG (demais ingressos paga-se localmente)
-Serviço de carregador de malas (1 mala de até 23 kg por pessoa), somente no checkout dos hoteis, exceto aeroportos, outros.
-Bolsa pequena de viagem, 2 etiquetas para a bagagem de despachada e de mão, porta-voucher.
-Seguro-viagem nacional, cobertura de R$ 30.000,00, com limite de idade de 85 anos - consulte adicionais. NÃO COBRE COVID*.

SERVIÇOS NÃO INCLUÍDOS »
-ADICIONAL PARA A COBERTURA DA COVID, conforme indicado acima, de acordo com a idade das pessoas.
-Tickets de entrada e ingressos para alguns pontos turísticos, em função de que cobram localmente = R$ 180,00 total p/pessoa.
-Maleteiros no check in nos hotéis, ingressos a museus, igrejas e outros, quando não mencionados como serviços incluídos.
-Refeições, bebidas e outras despesas de caráter pessoal não mencionadas como incluídas, como wifi, lavanderia, telefonemas etc.
-Noites adicionais para entrada/saída em data ou horário diferente do grupo e diferença tarifária para adiantar ou adiar a ida e ou volta.
-Gastos com segunda via do RG ou Carteira Funcional, outras documentações que poderão ser solicitadas atestando sua condição de saúde.
-Passeios e/ou eventos opcionais que o passageiro opte por realizar fora da programação e traslados até os pontos de embarque/desembarque.
-Gorjetas para guias e motoristas, estipulados em R$ 10,00 por dia, por pessoa, e excesso de bagagem.

SEGURO VIAGEM »
(*) SEGURO VIAGEM PADRÃO 35K OU SIMILAR (SEM COVID): Incluído até 85 anos. 
Adicional 86-99 anos (redução de cobertura p/ 30k): R$ 10,00 por dia. Clique aqui para acessar as coberturas. 
(*) ADICIONAL PARA COBERTURA DA COVID DIAGNOSTICADO DURANTE A VIAGEM (COBERTURA PADRÃO INCLUSA):
Até 64 anos: R$ 11,00 por dia / 65 a 85 anos: R$ 20,00 por dia / 86 a 99 anos: não há. Clique aqui para acessar as coberturas. 

VALOR POR PESSOA - PARTE TERRESTE + PARTE AÉREA »
APTO DUPLO / TRIPLO STD: R$ 6.990,00 ref. a serviços incluídos, taxas e impostos, exceto gorjetas, seguro COVID e serviços não incluídos.
APTO INDIVIDUAL (SGL) STD: R$ 8.890,00 ref. a serviços incluídos, taxas e impostos, exceto gorjetas, seguro COVID e serviços não incluídos.

POLÍTICAS DE VALORES / CRIANÇAS / APTO TRIPLO / SIGLAS »
a)Valores com taxas aeroportuárias, de emissão e impostos inclusos (exceto seguro COVID, gorjetas e demais serviços não incluídos).
b)Valor calculado para mínimo de 20 pessoas com acompanhamento de guia EMBRATUR saindo de POA/RS e outra GUIA LOCAL especialista.
c)Crianças (INF) de 0 a 2 anos não pagam e devem viajar no colo dos progenitores, parentes ou babás (na parte aérea consulte taxa extra).
d)Crianças (CHD) de 2 a 10 anos no apto dos pais paga 80% do valor de Adulto em apto duplo + cama extra e acima de 10 anos paga como adulto.
e)Em alguns países/hotéis não dispõem de apto triplo com 3 camas, somente 2 camas de casal ou 2 camas de solteiro/a + 1 sofá-cama de montar.
f)Disponível somente 1 Apto Triplo por grupo com o mesmo valor do Duplo, recomendamos que optem pelo duplo para melhor acomodação.
g)Siglas: STD = STANDARD | USD = $ DÓLAR AMERICANO | R$ = REAIS | APTO = APARTAMENTO

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1 - À VISTA: Desconto de 3% do valor do pacote, podendo pagar 50% no ato (dinheiro/cheque) e 50% a 30 dias somente com cheque pré.
Opção 2 - CHEQUE PRÉ: Entrada de 20%com cheque ou dinheiro e saldo em 10X com pré-datados, somente para residentes no RS (*).
Opção 4 - BOLETO BANCÁRIO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 6X, devendo estar quitados antes do embarque.
Opção 3 - CARTÃO DE CRÉDITO: Entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em até 5X nos cartões VISA / MASTER / OUTROS.
(*) Os clientes residentes fora do RS podem pagar com cheques pré-datados, sendo que o último cheque deverá ser para antes do embarque.

CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1.Preenchimento e assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
2.Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
3.Enviar a ficha de autorização de débito (solicite) assinada (para compras c/Cartão de Crédito).
4.Em caso de cancelamento serão cobradas taxas e/ou penalidades de acordo com nossas condições gerais – contrato de viagem por adesão.

HOTELARIA RESERVADA » (sujeita a alteração por força maior)
Diamantina - 03 noites de hospedagem no HOTEL POUSADA DO GARIMPO: www.pousadadogarimpo.com.br
Belo Horizonte - 02 noites de hospedagem no HOTEL MAX SAVASSI: www.maxsavassi.com.br
Tiradentes - 03 noites de hospedagem no HOTEL VILLA ALFERES: www.villaalferes.com.br
Ouro Preto - 02 noites de hospedagem no HOTEL POUSADA DO ARCANJO: www.arcanjohotel.com.br

SOBRE OS HOTÉIS NOS DESTINOS »
-Alguns dos hotéis poderão pedir como garantia um cartão de crédito ou depósito em espécie para consumo extra ou cobrir outras despesas.
-Os quartos são de categoria standard, são quartos sem vista especiais ex: praia, piscina, monumentos… (exceto quando informados).
-Configuração das camas não é garantida, é solicitada a preferência é oferecida mediante a disponibilidade.
-O horário de check in é entre às 14:00h e 15:00h e o check out é entre às 11:00h a 12:00h podendo sofrer alteração por alta temporada.
-A liberação para entrada ou partida fora dos horários indicados, fica a cargo do hotel e pode acarretar cobranças extras

PARTE AÉREA CONFIRMADA - AZUL 22 LUGARES - LOC KGBN8Z »
20/08/2022 - AD 4574 05:25 07:30 Porto Alegre Belo Horizonte - Confins
30/08/2022 - AD 4657 21:45 00:05 Belo Horizonte - Confins Porto Alegre
Franquias: Bagagem de mão = 10 kg e bagagem despachada = 23 kg.
Cia. Aérea, voos e horários sujeitos a alterações até a confirmação do bloqueio.

PARA A PARTE RODOVIÁRIA » MICRO-ÔNIBUS EXECUTIVO DE 32 LUGARES

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
O local de embarque dos passageiros será o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS - Terminal 1.
Apresentação para embarque, no mínimo 2 horas antes do horário da partida do voo, por se tratar de viagem aérea em grupo.
Passageiros de outras cidades do Brasil poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária (se houver).

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
Brasileiros/as em viagem aérea dentro do território nacional deverão apresentar no embarque a Carteira de Identidade Civil (RG) ou qualquer outro documento com foto com validade em todo o território brasileiro. Estrangeiros e menores de idade consultem documentações necessárias.

PARA AS VIAGENS DURANTE OU PÓS-PANDEMIA COVID-19 » Oportunamente, informaremos sobre novos documentos, parâmetros ou protocolos, nacionais ou internacionais, para viajantes em grupo, aéreos, rodoviários, ferroviários, marítimos ou fluviais, e sobre regras em estabelecimentos como hotéis, restaurantes, museus, igrejas etc., como sempre, focando-nos, muito mais, na sua segurança e conforto a fim de garantir a melhor experiência.

DICAS PARA UM PASSEIO AGRADÁVEL E INESQUECÍVEL PELAS CIDADES HSTÓRICAS DE MINAS »
-O turista nota 10 é conhecer e respeitar as regras gerais do lugar onde está hospedado, é ser gentil com a comunidade e cuidar do meio ambiente.
-Respeite os horários, use sempre roupas apropriadas para as temperaturas no mês de Agosto em Minas Gerais (faz um pouco de calor de dia).
-Sugerimos que levem filtro solar, óculos escuros, chapéus, bonés, calçados apropriados para as caminhadas/trilhas ou demais passeios
-Leia bem a programação para ficarem por dentro sobre o transporte, hospedagem, passeios e normas de conduta ambiental dos locais a serem visitados.
-Ao deixar o veículo e hospedagem, verifique se não esqueceu nada. O hotel e o transporte não se responsabilizam por objetos ou pertences esquecidos.
-Cuidado com a desidratação nas caminhadas ou trilhas, beba bastante líquidos, procurando usar uma garrafinha. Evite copos descartáveis.
-As plantas, rochas, galhos, flores, rosas fazem parte do ecossistema do local. Não as leve como lembrança.
-Levar roupa de banho para as piscinas e eventualmente 1 toalha de rosto para dias de passeios.
-Faça a sua parte e BOA VIAGEM.

Desejamos excelente experiência de viagem!