CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS com TREM MINAS A VITÓRIA EM CLASSE EXECUTIVA - ALÉM DA VIAGEM DE TREM, VISITAS DAS CIDADES DE OURO PRETO, MARIANA, TIRADENTES, SÃO JOÃO DEL REI, CONGONHAS, INHOTIM, BELO HORIZONTE & VITÓRIA-ES.

30/05 a 06/06/2019 - 8 DIAS

AÉREO + TERRESTRE + FERROVIÁRIO

DESCRIÇÃO DOS DESTINOS » 
Uma viagem pelo túnel do tempo para conhecer parte da história do Brasil e vivenciar pessoalmente tudo aquilo que está nos livros e se aprende na escola. As CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS possuem um rico e incomparável acervo artístico e arquitetônico, encontrados nas suntuosas igrejas, museus, ruas e casas que preservam toda a tradição e cultura. Marcadas pelo ciclo do ouro, escravidão e ideais revolucionários como a Inconfidência Mineira, as cidades históricas guardam relíquias como a arte barroca, conhecida no mundo inteiro pelas obras de artistas como Aleijadinho e Ataíde. A experiência mineira continua conhecendo o revendo a sua capital Belo Horizonte, com um city tour, e visita à feira Hippie. Para um complemento maravilhoso desta viagem, iniciaremos uma jornada pela histórica ESTRADA DE FERRO VITÓRIA A MINAS, inaugurada ainda no século passado. A viagem começa com uma região de mata nativa. Muitos pontilhões atravessando vales e rios. O Rio das Velhas é o primeiro que aparece ainda na região metropolitana. São 17 túneis ao longo do caminho. A primeira parada é na cidade de Barão de Cocais. O Trem segue o curso do rio que dá nome à próxima parada: a cidade de Rio Piracicaba. A viagem prossegue, abordando a região do Rio Doce. A paisagem muda. As montanhas ficam para trás. Agora, a estrada de ferro passa por uma região mais plana, margeando o Rio Doce. A Pedra da Ibituruna, com mais de mil metros de altura, anuncia que estamos próximos da bela cidade de Governador Valadares, a maior cidade do Leste do Estado. A estação desta cidade fica exatamente na metade do caminho entre Belo Horizonte e Vitória. No último trecho da viagem, o Trem cruza a divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. A estação final e o mar estão próximos, mas o fim de uma viagem é sempre o começo de outra. O Trem chega à última estação em Minas, a cidade de Aimóres, terra de gente amiga e conhecida como “brava”. Ao adentrar no Espírito Santo o cenário muda literalmente. Nota-se menos montanha, vegetação mais baixa, anunciando que estamos nos aproximando do nível do mar. Já é noite. Chegamos à Estação de Pedro Nolasco, no município de Cariacica, região metropolitana de Vitória, capital do Espírito Santo – VITORIA. Venha vivenciar esta incrível experiencia, percorrendo regiões de belas paisagens e importância histórica, visitando os principais pontos turísticos que propomos.

PROGRAMAÇÃO DIA A DIA – ROTEIRO DA VIAGEM »
30/05/19 (1º Dia, Quinta) – POA/RS / BELO HORIZONTE/MG (AÉREO) // BELO HORIZONTE / CONGONHAS / TIRADENTES / SÃO JOÃO DEL REI (210 Km): Apresentação às 04:30h no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre - TERMINAL 2 DA AZUL, para viagem aérea direta a Belo Horizonte/MG. Chegada em torno das 08:00h. Recepção e apresentação do guia local que acompanhará o grupo até o final da viagem no trajeto mineiro. Traslado rodoviário a Tiradentes e passando por Congonhas, esta que abriga o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matozinhos, com o conjunto dos Passos e Profetas esculpidos por Aleijadinho – um dos gênios do barroco mineiro. Foi tombado Patrimônio Cultural da Humanidade e o município recebeu o título de monumento mundial. Ali se encontra a imagem do Senhor Morto, à frente do altar-mor, motivo da maior peregrinação religiosa de Minas Gerais. Na ladeira, em frente ao adro, ficam dispostas seis capelas onde estão 66 figuras que representam os passos da Paixão de Cristo: Ceia, Horto, Prisão, Flagelação - Coroação de Espinhos, Cruz às Costas e Crucificação. Almoço (não incluído) em restaurante local ou no trajeto a Tiradentes, onde a chegada será e torno das 14h00 em diante, com breve tour a pé, visitando primeiramente a Igreja Matriz de Santo Antônio, o Museu Casa Padre Toledo e o Chafariz de São José. Retorno em momento oportuno para São João del Rei para complementação das visitas, onde novamente o tour será a pé, iniciando pela Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar e a de São Francisco de Assis, cujo crucifixo do altar possui dois rubis como gotas de sangue, com destaque para a Igreja de São Francisco de Assis e o centro histórico. Em momento oportuno chegada no hotel para acomodação e restante do tempo livre. Jantar incluso no hotel (sem bebidas).

31/05/19 (2º Dia, Sexta) SÃO JOÃO DEL REI / MARIANA / OURO PRETO (185 km): Café da manhã no hotel. Saída de hotel com as bagagens, através de transporte especialmente contratado (VAN ou Micro-Ônibus da excursão) e guia local para viagem a Ouro Preto. Antiga capital de Minas Gerais, Ouro Preto é um dos mais importantes núcleos de mineração de ouro do século XVII, reconhecida e declarada pela UNESCO como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pelo acervo cultural que preservou e por possuir o maior conjunto homogêneo de arquitetura barroca do Brasil. No auge do ciclo do ouro,  a cidade foi construída por artistas e escravos, que dos modelos europeus criaram um estilo nacional. A maior emoção vem do cenário onde a cidade está pousada sobre morros coroados por igrejas. O casario se derrama à volta e cadência o vaivém das ladeiras. Possui belíssimas igrejas: São Francisco de Assis e a Igreja do Pilar, famosa pela riqueza da talha dourada, com destaques para a Casa dos Contos, o Museu do Aleijadinho e o Museu da Inconfidência. Em horário oportuno, almoço em restaurante local (não incluído). Em seguida, vamos à uma das maiores minas ainda existentes para visitação no mundo: Mina da Passagem (ingresso não incluso). Localizada em Mariana, a Mina da Passagem contém um lago de águas cristalinas (formado por aquífero) dividido em diversas galerias. Posteriormente completaremos o dia com um breve tour a pé por essa cidade que é uma das mais antigas de Minas Gerais. A bucólica Mariana preserva a arquitetura colonial que desde o século 18 enfeita o cenário histórico. Em suas praças estão guardadas uma infinidade de relíquias barrocas. Entre elas, a Catedral Basílica da Sé, concluída em 1760 e uma das mais ricas do Brasil, com lustres de cristal da Boêmia, altares suntuosos e um órgão alemão com mais de mil tubos. Testemunha do Ciclo do Ouro. Ao término, nos dirigimos ao hotel para hospedagem com jantar incluso (sem bebidas)

01/06/19 (3º Dia, Sábado) OURO PRETO / INHOTIM (140 km) // INHOTIM / BELO HORZIONTE (60 km): Café da manhã no hotel e posteriormente, em torno das 07:30h, saída para Brumadinho para visitar (ingresso incluído) o MUSEU DE INHOTIM, um lugar onde a arte convive em relação única com a natureza. Caracteriza-se por oferecer um grande conjunto de obras de arte, expostas a céu aberto ou em galerias temporárias e permanentes. Ocupa uma área de 97 hectares de jardins botânicos de rara beleza com uma extensa coleção de espécies tropicais raras e um acervo artístico de relevância internacional. Almoço em restaurante local (não incluso). O paisagismo teve a influência inicial de Roberto Burle Marx e um terreno que conta com cinco lagos e reserva de mata preservada. Por tudo isso é considerado o maior centro de arte contemporânea a céu aberto do mundo. Ao final da visita, viagem a Belo Horizonte, onde a chegada será ao final da tarde ou início da noite para 1 noite hospedagem. Jantar incluso (sem bebidas). Hospedagem.

02/06/19 (4º Dia, Domingo) BELO HORIZONTE – CITY TOUR E FEIRA HIPPIE: Café da manhã no hotel. Saída para um city tour em Belo Horizonte com visita aos principais pontos turísticos da capital mineira, como a região da Pampulha, com suas modernas obras, projetadas por Niemeyer: A Igrejinha de São Francisco de Assis, a Casa do Baile e o Museu de Arte; Estádio de futebol Mineirão; Praça da Liberdade, com o Palácio do Governo e em seu entorno obras como a Rainha da Sucata; O elegante Bairro das Mangabeiras, que se destacam por suas grandes mansões ecléticas; Praça do Papa com a intrigante Rua do Amendoim e o Mirante com uma belíssima vista da cidade e da Serra do Curral. Obs.: O City Tour poderá ser realizado a tarde para visitarem a feira Hippie de Belo Horizonte pela manhã. A capital de Minas Gerais é uma metrópole com todas as letras, mas não perdeu o jeitinho de cidade do interior. Urbana e ao mesmo tempo bucólica, Belo Horizonte tem pão de queijo, cachaça, parques e botecos; além de intensa programação cultural, lojas sofisticadas e restaurantes estrelados. À noite, jantar incluso (sem bebidas), hospedagem.

03/06/19/18 (5º Dia, Segunda) BELO HORIZONTE / CORDISBURGO / GRUTA DO MAQUINÉ (240 Km ida/volta): Café da manhã no hotel e posteriormente saída para visitar a GRUTA DO MAQUINE através de transporte especialmente contratado e com guia local.  A Gruta de Maquine que é considerada a mais bela gruta do mundo para o gênero três estrelas. Conhecida e visitada turisticamente desde o início do século e encantando visitantes de todas as idades, Maquiné é o berço da paleontologia brasileira, tendo sido descoberta em 1825 e explorada em 1834 pelo dinamarquês Dr. Peter Lund. A gruta tem 650 metros de extensão e cada um de seus sete salões apresenta uma surpresa, quer seja pelo tamanho, pelas cores ou pelas formas espantosas. Em todo o seu interior observa-se grande formação de estalactites e estalagmites, além de resquícios de pinturas rupestres e visita da Casa Museu de Guimarães Rosa. Almoço (não incluído) oportunamente e posteriormente retorno a Belo Horizonte, onde a chegada será em torno das 16h00 e restante do tempo livre. Hospedagem com jantar incluído (sem bebidas) no Hotel. Hospedagem

04/06/19 (6º Dia, Terça) BELO HORIZONTE / CARIACICA (FERROVIÁRIO) // CARIACICA / VITÓRIA (RODO 15 km): Breve tempo para café da manhã básico e às 06h30 saída do hotel em direção à estação de TREM de Belo Horizonte para embarque em viagem pela estrada de ferro VITÓRIA A MINAS. Procedimentos de embarque, saída prevista às 07h30 para viagem à Cariacica-ES. A viagem compreende um total de 664 km em 13 horas, se trata de numa viagem confortável e tranquila, cruzando por 52 localidades e belíssimas paisagens de regiões montanhosas com pontes e rios que pintam a região. Vagão em classe executiva, as poltronas são mais largas, possuem som e iluminação individuais, sistema de som individual com três canais, monitores de vídeo, tomadas elétricas individuais entre os assentos e descanso para os pés. Além disso, a estrutura do trem compõe um vagão restaurante lanchonete, que funciona durante todo o percurso (refeições não inclusas durante a viagem), tendo seu atendimento paralisado 20 minutos antes da estação de Governador Valadares para troca de equipe. Chegada prevista às 20h30 na Estação Pedro Nolasco, em Cariacica, desembarque e assistência pela equipe local para traslado direto ao hotel, em Vitória-ES. Hospedagem.

05/06/19 (7º Dia, Quarta) VITÓRIA E VILA VELHA - CITY TOUR: Café da manhã no hotel. Posteriormente realizaremos um tour panorâmico por dois dos principais municípios do Espírito Santo que reservam surpresas aos olhos e ao paladar. Vitória e Vila Velha contam a história da colonização do Espírito Santo passando pelos principais pontos turísticos. São realizadas duas paradas, sendo a primeira no Convento da Penha, que é localizado no alto de um penhasco, sendo uma imponente construção centenária. Na segunda parada, renda-se aos prazeres dos bombons na lojinha da Fábrica de Chocolates Garoto. Em seguida almoço em restaurante local (não incluso) e posteriormente tempo livre para descanar ou continuar explorando a cidade ou a praia. Hospedagem.

06/06/19 (8º Dia, Quinta) VITÓRIA / PORTO ALEGRE (AÉREO): Café da manhã no hotel. Posteriormente parte da manhã livre para atividades pessoais independentes, aproveitando a infraestrutura do hotel ou a praia. Desocupação dos quartos e check out até as 11h30 e em momento oportuno traslado ao aeroporto de Vitória Eurico Sales para viagem aérea de retorno a POA/RS. Conforme quadro de voos, conexão em São Paulo e chegada prevista a POA às 22h00. FIM DE NOSSOS SERVIÇOS

O QUE ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE - LIMITADO A 36 PESSOAS »
-Passagem aérea, voo regular e classe econômica AZUL POA/CNF direto (a confirmar) e GOL VIX/SÃO PAULO/POA/RS com taxas e impostos.
-Traslado privativo com guia acompanhante mineiro em VAN ou Micro-ônibus na chegada do Aeroporto CONFINS (BH) a Ouro Preto/MG.
-Guia local cadastrado EMBRATUR desde a Chegada em Confins (Belo Horizonte) até a saída para a viagem em TREM MINAS/VITÓRIA.
-1 noite de hospedagem no Hotel Pousada Lenheiros ou similar em São João del Rei, em apto standard, com café da manhã e jantar.
-Traslado/tour privativo em VAN ou Micro-ônibus do Hotel de São João del Rei a Belo Horizonte, passando/visitando Congonhas e Inhotim.
-1 noite de hospedagem no Hotel Pousada Do Arcanjo ou similar em Ouro Preto/MG, em apto standard, com café da manhã e jantar.
-City Tour pelos principais pontos turísticos de Ouro Preto/MG com guia o local mineiro e transporte em VAN ou Micro-Ônibus 
-Traslado/tour privativo em VAN ou Micro-ônibus do Hotel de Ouro Preto a São João del Rei, passando/visitando Mariana e Tiradentes.
-3 noites de hospedagem no Hotel Bristol Merit ou similar de Belo Horizonte/MG em apto standard, com café da manhã e jantar.
-City tour Belo Horizonte com transporte e guia local com tempo para visitar feira de artesanato - Feira Hippie.
-Transporte, guia local e ingresso para Visitar a GRUTA DO MAQUINÉ em Cordisburgo, tour de 8h00 (sem almoço)
-Traslado VAN ou Micro-ônibus com assistência de guia local do Hotel à estação de TREM MINAS / VITORIA.
-Tíquete para viagem de TREM em classe executiva Belo Horizonte / Vitória - Partida às 7h30 e encerra a viagem às 20h30
-2 noites de hospedagem no Hotel Bristol Alameda ou similar de Vitória/MG em apto standard.
-Traslado VAN ou Micro-ônibus com assistência de guia local da estação de TREM de Vitória/ES ao hotel.
-City tour Vitória/ES com transporte e guia local para visitar Convento da Penha, Vila Velha e Paneleiras de Vitoria.
-Traslado VAN ou Micro-ônibus com assistência de guia local do Hotel ao Aeroporto de Vitória/ES.
-Guia acompanhante cadastrado EMBRATUR para mínimo de 16 pessoas confirmadas no grupo.
-Sistema de alimentação: cafés da manhã diário nos hotéis e 5 jantares (sem bebidas). 
-Seguro assistencial (seguro viagem).
Nota: Traslados e/ou viagens em VAN de 19 lugares para até 15 passageiros + 1 Guia, de 16 até 23 pessoas + 1 os traslados e/ou viagens serão em Micro-ônibus, acima de 24 pessoas + guia local e guia mineiro serão em moderno ônibus panorâmico de 40 ou mais lugares.

QUE NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO PACOTE »
-Tíquete aéreo preferencial e assentos em lugares especiais dentro da aeronave, pois se trata de um bloqueio para grupos.
-Noite adicional por problemas de saúde, greve, fenômenos meteorológicos adversos que impeçam o bom andamento da viagem.
-Traslados de chegada e/ou saída em data ou horário diferente do grupo e diferença tarifária para adiantar ou adiar a ida e ou volta.
-O que não estiver mencionado como incluído e gastos extras de caráter pessoal em geral (wifi, lavanderia, telefonemas).
-Ingressos a parques nacionais, reservas ecológicas, e/ou museus quando não mencionados como serviços incluídos.
-Gorjetas para GUIAS, MOTORISTAS, Carregadores de malas na entrada e saída dos hotéis, bem como nos aeroportos.

ATENÇÃO: No fim do último verão, o Instituto Inhotim deixou de exigir do visitante comprovante de vacina contra a febre amarela. Ressaltamos a importância de se prevenir contra a febre amarela e continuamos tomando as medidas necessárias para combater a doença. Avisaremos, oportunamente, se para ingressar ao Parque em 2019 será exigido novamente a vacina.

VALOR POR PESSOA>> PARTE AÉREA + PARTE TERRESTRE + TREM »
APTO DUPLO/TRIPLO STD: R$ 4.380,00 com todas as taxas e impostos. 
APTO SINGLE (Individual) : R$ 5.740,00 com todas as taxas e impostos.
Crianças de 0 a 2 anos paga somente a taxa de embarque (R$ 100,00), reconfirme esta política no ato da compra do pacote, pois poderá mudar.
Crianças de 2 a 10 anos no apto dos pais paga 80% do valor de Adulto em apto duplo + cama extra e acima de 10 anos paga como adulto.
Apto triplo adulto confirmação sujeito a disponibilidade, portanto vendas unicamente sob consulta.

FORMAS DE PAGAMENTO »
Opção 1: À VISTA - Desconto máximo de 4% sobre; aceitamos 50% a vista e o saldo a 30 dias, somente em cheques pré-datados.
Opção 2: CHEQUES PRÉ-DATADOS - entrada de 20% com cheque/dinheiro e saldo em 09X através de cheques para residentes no RS.
Opção 3: CARTÕES DE CRÉDITO - entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em 05X iguais no VISA / MASTER / AMEX.
Opção 4: BOLETO BANCÁRIO - entrada de 30% com cheque/dinheiro e saldo em no máximo 6X*
(*) Pagamento com BOLETO BANCÁRIO deverão ser quitados antes do embarque.
Valores e condições sujeitos à alteração, respeitando qualquer negociação em andamento ou reserva prévia.

HOTELARIAS CONFIRMADAS / PREVISTAS » (Sujeita a alterações, por força maior, por hotéis similares em categoria e localização)
30/05 a 31/05/19 - HOTEL POUSADA LENHEIROS - www.hotellenheiros.com.br
31/05 a 01/06/19 - HOTEL POUSADA ARCANJO - www.arcanjohotel.com
01/16 a 04/06/19 - HOTEL BRISTOL MERIT - www.bristolhotels.com.br
04/06 a 06/06/19 - HOTEL BRISTOL ALAMEDA - www.bristolalamedavitoria-hotel.guestcentric.net/hotel-overview.html


CONDIÇÕES GERAIS PARA A COMPRA DO PACOTE »
1. Preenchimento da ficha de inscrição e reservas com os dados completos.
2. Assinatura do contrato de viagem com as condições gerais em duas vias.
3. Entregar ou enviar a cópia da identidade e/ou do passaporte do passageiro responsável e dos acompanhantes.
4. Para o pagamento 1 parcelado: entrada em cheque ou dinheiro e saldo com cheque pré-datados com ficha de parcelamento em duas vias.
5. Para o pagamento 2 com cartão de crédito: enviar cópia frente e verso do cartão e a ficha de autorização de débito preenchida e assinada.
6. Em caso de cancelamento serão cobradas taxas de acordo com nossas condições gerais – contrato de viagem por adesão.

PARTE AÉREA CONFIRMADA - BLOQUEIO PREVISTO 32 LUGARES - LOC IGWPFN + UJPCKM » 
30/05/19 - voo AD5702 05:55 (POA)(CNF) 08:05  VOO DIRETO - Porto Alegre / Belo Horizonte-Confins 
06/06/19 - voo G3 2195 18:30 VIX 19:30 GRU - Vitoria/São Paulo-Guarulhos
06/06/19 - voo G3 2146 20:00 GRU 22:00 POA - São Paulo-Guarulhos/Porto Alegre)

Horários sujeitos a alterações pelas cias aéreas. Franquia de Bagagem por pessoa: até 10kg de bagagem de mão e até 23 kg para bagagem despachada.

LOCAL DE EMBARQUE PRINCIPAL »
O local de embarque dos passageiros do Rio Grande do Sul será o Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre/RS - Terminal 1 Apresentação para check in e embarque, no mínimo 1h20min antes do horário de partida do voo, por se tratar de viagem aérea em grupo.
Passageiros de outras cidades do Brasil poderão embarcar no seu Aeroporto de Origem com adicional da diferença tarifária (se houver).

DOCUMENTAÇAO NECESSÁRIA PARA A VIAGEM »
Brasileiros/as em viagem aérea dentro do território nacional deverão apresentar no embarque a Carteira de Identidade Civil (RG) ou qualquer outro documento com foto e com validade em todo o território brasileiro. Estrangeiros e menores de idade consultem documentações necessárias.

O QUE LEVAR » Roupas confortáveis / Roupas de banho e Filtro Solar / Sapatos ou tênis antiderrapantes / Máquina fotográfica / Óculos / Boné / Chapéu.

CIDADES HISTÓRICAS DE MINAS GERAIS com TREM MINAS A VITÓRIA EM CLASSE EXECUTIVA - ALÉM DA VIAGEM DE TREM, VISITAS DAS CIDADES DE OURO PRETO, MARIANA, TIRADENTES, SÃO JOÃO DEL REI, CONGONHAS, INHOTIM, BELO HORIZONTE & VITÓRIA-ES.

30/05 a 06/06/2019 - 8 DIAS